Não poderia deixar de falar, nesta terça-feira, da situação caótica no Rio de Janeiro. A antiga capital brasileira está irreconhecível. As ruas estão completamente alagadas, escolas tiveram de ser fechadas e as pessoas se refugiam em suas casas. O caos está generalizado na Cidade Maravilhosa.
No Twitter, a repercussão das chuvas é grandiosa. Personalidades, como o apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional, William Bonner, contaram no miniblog as dificuldades sofridas em decorrência dos alagamentos. Transcrevo aqui o post de Bonner:
"Ontem, depois do 'JN', esperamos na emissora até as 10 da noite pra tentar voltar pra casa. Mas não foi suficiente. Tivemos que parar na Lagoa. Entramos num restaurante pra fazer hora. E, depois, conseguimos chegar em casa às 11:50 da noite. E ao som do despertador, hoje, descobrimos que não daria pra levar as crianças à escola... Tudo parado na cidade. Mortes em morros. Gente que não conseguiu chegar em casa desde ontem. (...) Se você mora no Rio: fique em casa. Escolas cancelaram aulas. A defesa civil precisa que as ruas estejam livres de carros."
Outros famosos também destacaram os problemas ocasionados pelas chuvas no Rio. A Rede Globo teve de alterar sua programação matinal mediante ao caos instaurado. O programa Mais Você , de Ana Maria Braga, foi intercalado com entradas ao vivo da reportagem local, instalada no Rio de Janeiro. Mais tarde, o Globo Esporte de São Paulo foi transmitido em rede nacional devido às dificuldades para chegar à emissora, enfrentadas pelos apresentadores do programa no Rio.
As notícias se sucedem: mais e mais mortes causadas pelas inundações, escolas fechadas, pessoas em suas residências, lojas e shoppings fechados - a cidade está em alerta. A situação está realmente caótica e surpreendente. A chuva invadiu até o estádio do Maracanã. Depois de tudo isso, vem a pergunta: o Brasil está apto a receber um evento de grande porte como a Copa do Mundo? Em 2014, alguns problemas cariocas (violência, tráfico de drogas, transporte deficiente etc.) estarão resolvidos? Engana-se quem acredita nisso.
Não! Não estamos adequadamente preparados para abrigar a Copa! Há necessidade de investimentos em infraestrutura, ou seja, melhorar qualidade dos transportes públicos, reforçar o sistema de segurança, entre outros problemas. Contudo, deve haver investimento também na superestrutura, isto é, desenvolver políticas públicas sociais.
Enfim, o caos é generalizado. E isso não ocorre somente no Rio, mas também nas principais capitais brasileiras. Nossa cidade de São Paulo é um exemplo bem prático, já que no início deste ano também sofremos com as chuvas intensas.
Fica o alerta para as autoridades!
Nenhum comentário:
Postar um comentário