segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Carro bate em poste e provoca apagão

Veículo colide com poste de iluminação e deixa ruas de bairro na zona norte sem luz na noite de domingo

O relógio marcava 22h20 no último domingo (06). Em uma rua próxima da Avenida Engenheiro Caetano Álvares, um carro aumentou a velocidade e, descontrolado, bateu de frente com um poste de iluminação. Imediatamente, o quarteirão de parte de um bairro na zona norte ficou sem luz. Alguns segundos depois, as luzes das ruas próximas acenderam novamente, apagando-se logo em seguida. A pane assustou os moradores da região, que saíram de suas casas desesperados em busca de informação do que havia ocorrido.

Por volta das 22h30, nas ruas sem iluminação, era observado o congestionamento de carros. E de pessoas. Vizinhos conversavam uns com os outros e trocavam as informações que tinham. Na rua onde aconteceu o incidente, os ocupantes do carro permaneciam estagnados. O susto tomou conta do motorista e do único passageiro que havia no veículo. De acordo com informações, eles não sofreram lesões físicas.

Minutos depois do ocorrido, a movimentação diminuía. As pessoas souberam que ninguém havia morrido. De alguns indivíduos, pude ouvir ainda algo assim: "Mas ninguém morreu, não é?". Como se a morte fosse o único elemento de um incidente ou uma batida de carro. Outros ainda reclamavam do apagão que os impediu de continuar certas atividades que realizavam, ou até mesmo não os deixou assistir ao jogo da seleção brasileira sub-20. E aquelas pessoas no carro, como estariam? Isso não preocupava muito os moradores.

Com o passar do tempo, via-se alguns indivíduos voltarem para suas casas, já sem esperança do retorno da energia elétrica no final da noite de domingo. "Ixi. A luz só volta amanhã. Até a Eletropaulo vir", comentavam. Outros eram mais otimistas: "Daqui a pouco, tudo volta ao normal", profetizavam. Naquele momento, as palavras da maioria dos moradores expressavam diversos sentimentos, da resignação à revolta.

Eletricidade: vivemos sem ela?

No entanto, poucos devem ter parado para pensar em algo importante. Como a energia elétrica é fundamental na atualidade. Após o apagão, as casas não só estavam na escuridão, como as pessoas não tinham acesso a nenhum equipamento eletrônico, obviamente. Restava à maioria telefones celulares, alguns já com a bateria próxima de descarregar.

O fato ocorrido mostrou o quão essencial é a eletricidade nas cidades, tornando o exemplo de proporções maiores. Basta lembrar do apagão que aconteceu recentemente no Nordeste brasileiro e deixou moradores sem luz. Outra situação semelhante ocorreu em 2009, quando estados da região Sudeste também ficaram sem iluminação por conta de uma pane no fornecimento de energia elétrica da usina de Itaipu.

Para fechar a noite

Quando boa parte dos moradores da região estava dormindo ou se preparando para descansar, os mais atentos ouviram um forte barulho. Descobri naquele mesmo instante, por volta das 0h30, que dois carros haviam se chocado, provocando um acidente em um cruzamento. Sem o auxílio dos faróis nas duas direções, ambos os veículos aceleraram e não conseguiram impedir o choque. De acordo com informações, os ocupantes dos carros não sofreram ferimentos graves.

E assim terminou a noite de ontem, agitada para os moradores das ruas que cruzam a Engenheiro Caetano Álvares e a Avenida Casa Verde.

2 comentários:

  1. Parabéns Danilo pelo excelente blog e pelas belas crônicas, você está no caminho certo. Agora já posso dizer que tenho um amigo jornalista (chic né...). Já adicionei aos meus favoritos e sempre que puder irei conferir as novidades.

    Um forte abraço.

    Renê Felix (rnfelix@uol.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela visita e pelo elogio, Renê!

    Um abraço,

    Danylo Martins.

    ResponderExcluir