quinta-feira, 25 de março de 2010

Caso Nardoni e influência da mídia

Nesta quinta-feira, começo falando de um fato inédito na imprensa durante esta semana: o julgamento do casal Nardoni.

Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá são acusados de matar a menina Isabella Nardoni. O julgamento está ocorrendo no Fórum de Santana, na zona norte de São Paulo, desde a segunda-feira.

Hoje, os dois serão ouvidos pelo juiz e pelo júri, ainda com ordem indefinida de depoimentos. Terão a oportunidade de desmentir a acusação movida contra eles.

Porém, o julgamento só deve terminar nesta sexta-feira, com a sentença: condenação ou absolvição. Mediante às provas apontadas pela mídia, tanto impressa, quanto a televisiva (esta principalmente), o casal Nardoni já está condenado. Mas por que? Porque as imagens mostradas constantemente pelos meios de comunicação buscam retratar, de forma sensacionalista, o que ocorreu. Os mass media se posicionam (indiretamente) a favor da condenação, exibindo imagens já mostradas há dois anos no auge da divulgação do fato.

Não é porque sou estudante de jornalismo que vou defender, a todo instante, a mídia. Criticar faz parte, e corroboro minhas posições contrárias a algumas atitudes dos mass media com fatos, tentando agir com a "objetividade" que os meios de comunicação pregam. O tal "mito da objetividade".

Agora, tenho quase certeza de que o casal será condenado pela morte da menina Isabella. Não só pelas provas apontadas a todo momento pela mídia, mas também pelas evidências colocadas pelos peritos.

A nós resta esperar a decisão. E que ela seja a mais justa possível, e não para agradar um grupo influente. Que a justiça, no seu conceito mais popular, seja feita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário