terça-feira, 2 de março de 2010

"Companheiros" dos EUA também nos criticam; estão certos.

Por: Dan Martins*

Lendo uma notícia que saiu no Estadão Online, não me surpreendi. Acho até que boa parte das pessoas que leram também não. A manchete "Relatório dos EUA sobre corrupção cita Arruda e Sarney" confirma o que a maioria dos brasileiros sabe (ou deveria saber): vivemos em um país corrupto, marcado também por violência e tráfico de drogas.

Ok! Lá não ocorre esse tipo de coisa? Claro que sim! Mas, em certa medida, vale o ditado: "pimenta nos olhos dos outros é refresco". A divulgação do relatório se dá, coincidentemente (ou não), a alguns dias da visita da secretária de Estado Hillary Clinton ao Brasil. Pergunto: coincidência ou alerta? É incrível como nos provocam país afora.

Aceitamos provocações e relatórios mundiais numa boa. Afinal, o que queremos com a estreita política externa? Um lugarzinho cativo no Conselho de Segurança da ONU, é claro. Por isso, recebemos Hillary, Obama (que virá em breve) e outros. Só falta o Osama vir negociar com o nosso excelentíssimo "presida". Ou com sua sucessora, a "encantadora" Dilma Rousseff. Se pressionar, eles deixam você vir, Bin Laden. Melhor: ofereça uns jatinhos, armamentos e outras "cositas". Estamos aceitando tudo!

* Dan Martins escreve sobre política às terças-feiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário