terça-feira, 9 de março de 2010

Retaliação comercial aos EUA e Eleições 2010

DISCUTINDO POLÍTICA

Por: Dan Martins*
Justificar
O assunto de que trataremos hoje envolve mais economia que política. E discutir economia é muito complicado, na minha visão. Não só pelos termos técnicos, mas pelas implicações que decorrem de determinadas medidas. Mesmo assim, cabe a nós mostrar a "principal atração" da economia nesta terça-feira, principalmente porque envolve política externa, a "menina dos olhos" do presidente Lula.

A notícia de que o Brasil vai impor uma retaliação comercial aos norte-americanos provocou nestes uma manifestação de "decepção", segundo informações do site do jornal "Financial Times". A decisão brasileira, de elevar as taxas de importação de cerca de 100 produtos, foi tomada mediante aos subsídios que são impostos à importação de algodão nos EUA.

Enfim, creio na validade da decisão, já que a OMC deu o aval - grande coisa, hehe. Será melhor (ou não?) para a economia brasileira, porém em relação à maioria da população quase nada muda. Falei quase nada, pois a sobretaxa imposta ao trigo norte-americano poderá aumentar o preço do pãozinho. Pronto, o primeiro efeito a ser sentido pelo povo brasileiro, e mais especificamente para a população do Nordeste.

Citei o efeito imediato da retaliação comercial, mas outras poderão vir num futuro bem próximo. Nossos comandantes, da nave "Big Lula Brasil", adoram nos surpreender. Ainda mais em ano de eleição, não é?!

Por falar em eleição... Os dois principais candidatos, Serra e Dilma, estão superempenhados na campanha. Ambos lançam até obra inacabada - vale tudo nessa reta final. Serra e Dilma aproveitam o momento de visibilidade, já que no dia 03 de abril terão de se afastar dos seus respectivos cargos de Governador de São Paulo e Ministra da Casa Civil. Ah! Não! As propagandas eleitorais vão começar, lá vem o blá-blá-blá... Aquele que não acaba até o dia da eleição.
(Foto: Folha Online).

* Dan Martins escreve sobre política às terças-feiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário